Sinal analógico de TV será desligado em mais cidades do interior de São Paulo

Sinal analógico de TV será desligado em mais cidades do interior de São Paulo

No dia 17 de janeiro, o sinal analógico de televisão será desligado definitivamente em mais dois agrupamentos de cidades do interior de São Paulo: a região de Campinas com 84 municípios, e 19 cidades do Vale do Paraíba. Cerca de 10 milhões de habitantes vivem nessas áreas, e precisarão fazer a transição de seus aparelhos para receber o sinal de TV digital.

Já para o dia 31 de janeiro, grupos de municípios das regiões de Franca e Ribeirão Preto terão o desligamento realizado, além de cidades da região Sul do Brasil, como Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e centenas de cidades próximas às capitais. Nas regiões de Franca e Ribeirão Preto, uma pesquisa será conduzida antes do desligamento final para medir o percentual de domicílios que já se prepararam para a mudança.

Então, em 14 de agosto, uma nova leva de cidades brasileiras terá o sinal analógico de TV desligado, valendo, a partir daí, somente o digital. São elas: Boa Vista e Cantá (Roraima); Macapá, Mazagão e Santana (Amapá); Palmas, Porto Nacional e Barrolândia (Tocantins); Porto Velho e Candeias do Jamari (Rondônia); Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard (Acre); Cuiabá e cinco cidades do Mato Grosso; e Campo Grande com três municípios do Mato Grosso do Sul.

Somente no ano passado, 295 cidades de todo o Brasil tiveram o sinal analógico desligado, com 139 estudos de viabilidade para implantação de redes LTE e 4G aprovados pelo Gired, alcançando 2.347 municípios. Ainda, a faixa de 700 MHz já está desocupada para canais de televisão em 3.489 cidades, sendo que, até o momento, mais de 3 mil estações foram licenciadas nesta frequência, o que deverá alcançar mais de 700 cidades brasileiras.

O Governo Federal já distribuiu gratuitamente 6,8 milhões de kits contendo conversor e antena para que a população receba o sinal digital mesmo em televisores antigos, sendo esses kits destinados a famílias de baixa renda cadastradas previamente em programas sociais. Quem ainda não recebeu seu kit, pode fazer a solicitação pelo telefone 147 ou pelo site Seja Digital.

Estima-se que, em 2018, mais de 55 milhões de brasileiros serão alcançados pela TV Digital, que fornece melhor qualidade de imagem e som, sem interferências (como chuviscos ou “fantasmas”) e a possibilidade de se assistir à TV usando dispositivos móveis.

Bem Vindo ao Portal Do Az , deixe seu Comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.